top of page

A disciplina de Tecnologia das Construções IV (carinhosamente apelidada "TEC IV") foi uma disciplina lecionada pelo docente Rodrigo Luiz Minot Gutierrez.

 

A referida matéria, cujo início se deu no primeiro semestre de 2015, nos proporcionou uma primeira pesquisa básica relacionada à arquitetura e aos arquitetos dos períodos Clássico, Renascentista e Moderno. Percebe-se que esta pesquisa nos leva à um tipo de linha do tempo da história da arquitetura, embora muito resumida. Apesar disso, foi possível buscar e descobrir ótimas referências arquitetônicas.

 

A partir da pesquisa, três fichas foram geradas, e as referências utilizadas por mim foram o Farol de Alexandria, de Sóstrato de Cnido, o Tempietto, de Donato Bramante, e o Museu Guggenheim, de Frank Gehry, todos apresentados abaixo.

APRESENTAÇÃO

 

TECNOLOGIA DAS CONSTRUÇÕES IV

 

Após a geração das três fichas apresentadas acima, uma nova pesquisa foi proposta para posterior geração de mais duas fichas. Estas foram baseadas em um arquiteto ou obra com crítica à produção moderna e outro projeto do mesmo período que só foi possível acontecer a partir da apropriação das novas tecnologias. Ambas as obras no período de 1950 até 1970, aproximadamente.

Para esta pesquisa, utilizei como referência o arquiteto Robert Venturi, e sua residência em Chestnut Hill, e o arquiteto Buckminster Fuller, criador do Domo Geodésico.

As fichas de todos os alunos foram organizadas em uma linha do tempo semelhante ao Mnemosyne Atlas, projeto de Aby Warburg.

Aby cunhou o termo Bilderfahrzeuge, que significa "veículos de imagem" e refere-se à migração de ideias através do tempo. Fundou uma biblioteca privada devota à estudos culturais, The Warburg Institute, e lá, trabalhou no Atlas, um arranjo de aproximadamente 1000 imagens em grupos categorizados para representar visualmente as conexões entre as formas através do tempo.

Linha do tempo - resultado da junção das fichas produzidas pelos alunos.

Mnemosyne Atlas - projeto de Aby Warburg.

Após esta atividade, realizamos uma análise do mapa da nossa cidade, Uberaba, e definimos palavras-chave para os elementos primordiais da composição de uma cidade. Primeiro individualmente, depois e grupo e, finalmente, entre a turma.

  • Serviço

  • Transporte

  • Cultura e lazer

  • Habitação

  • Trabalho

 

Feito isso, cada grupo ficou com uma das palavras-chave, e demarcamos no mapa de Uberaba alguns pontos relacionados às mesmas, como mostra a imagem a seguir.

Mapa de Uberaba-MG com as marcações realizadas pelos grupos.

Após as marcações no mapa e muita discussão acerca do assunto, cada grupo realizou uma intervenção (de qualquer tipo, futurística ou não, e da forma e representação que melhor agradasse à cada grupo) referente ao seu tema. Meu grupo realizou uma intervenção referente às Habitações, representada em forma de desenho.

Intervenção criada pelo grupo: Ligação da cidade entre pontos verticais (edifícios) de todos os lugares de Uberaba, feitos através de teleféricos.

Finalizada esta etapa, começamos um discussão sobre Design Paramétrico. Clique aqui para ser redirecionado à página de Design Paramétrico, ou clique em Design Paramétrico no menu que se encontra no começo da página.

© 2015 por Luana Rezende

bottom of page